Deseja deixar sua sala de jantar mais bonita? Confira as melhores dicas

camisa social masculina lisa
Como compor looks elegantes com Camisa Social Masculina
16/11/2021
Confira algumas dicas para comprar produtos da moda mais barato
23/12/2021
Mostrar tudo

Deseja deixar sua sala de jantar mais bonita? Confira as melhores dicas

Uma sala de jantar, por si só, já transmite um ar de sofisticação.

Porém, existem algumas formas para que ela fique ainda mais bonita e elegante, tudo isso através da decoração. Confira a seguir algumas dicas.

Escolhendo os móveis para a sala de jantar

A parte mais importante para definir a decoração da sala de jantar é a escolha do mobiliário.

Que as mesas e cadeiras são a atração principal desse ambiente, todos sabem, porém, decidir qual será o modelo para as capas estampadas para cadeiras de jantar e escolher o material das peças, cores e tamanhos, são detalhes que poucos dominam.

E tudo isso vai depender da área disponível na planta e do estilo de decoração pré-determinado pelo projetista.

As mesas são o começo de tudo. O ponto de partida. O formato desse móvel é o que determina toda a configuração do layout da sala de jantar e os espaços livres para a circulação das pessoas.

Ambientes retangulares combinam mais com mesas de bordas retas e as demais ficam para salas amplas.

As mesas redondas são mais versáteis e indicadas para ambientes menos formais.

Já as retangulares ficam melhores em espaços estreitos, pois podem acomodar um número maior de pessoas.

Estabelecendo um layout para a sala de jantar

A sala de estar possui, geralmente, um conceito mais aberto. 

Ela aparece, nas plantas baixas, integrada a outros ambientes, como às salas de estar, cozinhas, jardins de inverno etc. E nesse caso, os móveis servem de delimitadores ou de divisórias entre as áreas de preparo dos alimentos, de refeição e de descanso.

Seja o ambiente pequeno ou grande, a escolha de móveis, de revestimentos e de peças decorativas deve seguir uma mesma linha.

Na sala de jantar, o ideal é que se tenha uma atmosfera arejada, bonita, descontraída e, claro, convidativa. 

Escolhendo revestimentos de parede e de piso para a sala de jantar

Uma maneira de quebrar um pouco a seriedade e acabar com a monotonia da sala de jantar é aplicar cores vivas às paredes. 

Os tons neutros podem tornar o ambiente muito cansativo, então para despertar o apetite e aguçar o paladar, os tons de verde ou vermelho são ótimas opções.

No piso, sob as mesas e cadeiras, pode-se ter um tapete. Porém, esteja atento ao fazer sua escolha, pois as peças que são indicadas para outros cômodos não são as mesmas para esse caso. Ele precisa ser fácil de limpar.

Planejando a iluminação da sala de jantar

Quanto à iluminação de salas de jantar, o ideal é que não haja reflexos nos olhos das pessoas. Outro ponto é que a área da mesa pode ficar muito quente.

Durante o dia, abusa das luzes naturais. Cortinas ou persianas são eficazes para fazer a regulação da entrada dos feixes de luz, além de deixar o visual mais refinado. Já a luz artificial precisa de uma atenção maior.

Para que a sala de jantar fique mais aconchegante, a utilização de um sistema de luz difusa, preferencialmente na cor amarela, é o mais recomendado.

Sobre a mesa de jantar, lustres ou luminárias do tipo pendentes são opções perfeitas. Caso haja espelhos nas paredes ao redor, é importante estudar os focos de luz e seus possíveis reflexos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.