
Foi lançado este mês – lá fora, e sem previsão de uma versão nacional – o livro Grunge, do fotógrafo Michael Lavine. De tudo que já vi sobre o movimento, esse livro me parece uma história bem completa sobre o assunto.
São quase 200 fotos que Lavine fez, tanto das bandas que marcaram o final dos anos 80 e começo de 90, quanto de tudo que acontecia nas ruas ligado ao grunge.
Tem fotos super icônicas, tipo essa, de um skatista com camisa de flanela, dois dos símbolos mais mais reconhecíveis pra quem ouviu Nirvana e cia. até não aguentar mais.


O Michael Lavine, além de amigo de Kurt Cobain e Thurston Moore, do Sonic Youth e que assina a introdução do livro, é de longe o fotógrafo que melhor acompanhou o grunge, desde o começo. Ele fez capas para o Sonic Youth, Dinossaur Jr (melhor banda desse tempinho, na minha modesta opinião) e, pra citar o clássico, a capa do Nevermind.

Quem é muito fã e não tem paciência pra esperar o livro ser editado no Brasil – ou tá rasgando dinheiro! – qualquer livraria grande faz encomenda, e dá pra comprar pela internet na Amazon.










